5 dicas de como escrever títulos matadores para seu conteúdo

Uma das coisas que aprendemos ao trabalhar com geração de conteúdo é que quanto mais sucinto você precisar ser, mais difícil será o trabalho. Conseguir se expressar em poucas palavras é algo complicado e cada dia mais valorizado, afinal, estamos sendo expostos a cada vez mais informações em um ritmo cada vez mais acelerado.

Quando falamos de Internet aí a coisa fica crítica e um bom título se torna essencial, afinal, seu texto irá ser compartilhado no Twitter, em 140 caracteres, no meio de milhares de outras atualizações em feeds de notícias no Facebook, entre outros. Um título cativante e bem escrito é sua melhor chance de se destacar nesse mar de informações e não ser ignorado.

Mas bem, nosso objetivo aqui não é assustar ninguém e sim ajudar você a conseguir escrever títulos matadores para seus textos, então seguem algumas dicas essenciais:

Seja honesto

Nem sei se esse ponto é realmente necessário, mas é importante frisar: seja sempre honesto em seus títulos, não crie um título altamente chamativo que não possui nenhuma real relação com o conteúdo presente no texto. Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas ainda acham que essa pode ser uma boa tática, disfarçando posts publicitários como se fossem conteúdos relevantes, colocando um título que não condiz com o assunto do texto, etc.

Se você for muito bom, mas muito bom mesmo, pode até trazer algumas visitas a mais, mas esses visitantes logo verão que cairam em uma armadilha e abandonarão seu site. Tudo que isso traz é um índice de rejeição alto, poucos visitantes fiéis e uma percepção negativa de sua marca.

Preze pela simplicidade

Essa dica é válida para qualquer conteúdo que você publicar (ok, talvez exceto sua tese de doutorado) e é particularmente importante quando estamos falando de títulos. Se você pode passar uma mensagem usando quatro palavras, não há razão para usar cinco, certo? Da mesma maneira, evite usar palavras extremamente complexas se for possível substituí-las por outras de mais fácil entendimento.

Um título simples e curto possui uma chance muito maior de ser entendido por um público mais amplo e em um tempo mais curto. Hoje em dia a maioria dos leitores precisa de somente uma passada de olho com menos de um segundo para determinar se irá clicar em seu link ou não.

Sempre pense no seu público-alvo

Se você seguiu nossas recomendações anteriores já sabe que uma das principais características de uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso é definir qual público quer alcançar antes mesmo de escrever o primeiro texto. A escolha do público-alvo ideal determina várias características de sua estratégia sendo que uma delas é o estilo de escrita.

Conhecendo seu público-alvo você possui uma chance maior de usar uma tônica com que ele se identifica melhor e aumentar suas chances de atrair a atenção de quem importa. Alguns públicos necessitam de um tratamento mais formal, outros de um estilo de escrita mais simples, outros se identificam com gírias, etc. São vários fatores que te ajudarão a deixar seu título mais adaptado ao seu público. Um título como “Galera, as melhores dicas para você comprar uma retroescavadeira irada” com certeza não irá pegar bem com empresários e engenheiros, pense nisso.

Atenção especial às palavras-chave

A escolha das palavras-chave corretas é parte da alma do seu título (e do seu texto), pois além de determinar as chances de atrair um potencial leitor, é algo crucial para uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization). O ideal é que em sua estratégia global de marketing de conteúdo você já tenha escolhido algumas palavras-chave para as quais quer rankear bem no Google, certo? Então é comum que essas palavras apareçam com uma certa frequência em seus títulos.

É claro que muitas vezes, tanto por questões técnicas quanto para não ficar repetitivo, você não irá usar suas principais palavras-chave em um título, mas isso não quer dizer que você não precisa pensar em SEO. O processo de definição de um título é baseado em muita pesquisa e geração de alternativas. Após geradas algumas alternativas, o ideal é encontrar uma ferramenta como o Google Keyword Tool e ver qual das palavras-chave que você está usando possui maior volume de busca. Com isso você está gerando um título mais otimizado para o Google e, consequentemente, sua visibilidade.

Pense nas redes sociais

Todas as dicas dadas acima levam sempre em conta que você está escrevendo títulos que atraiam a curiosidade das pessoas para que elas visitem seu post de blog. Agora lembre-se que essas mesmas pessoas irão, caso gostem, compartilhar esse seu conteúdo em redes sociais, por isso não se esqueça de pensar nelas.

Além dos fatores técnicos, como por exemplo a limitação de 140 caracteres do Twitter, existem outros fatores que aumentam as chances de seu título se dar bem em redes sociais. Existem alguns estilos títulos que possuem um maior fator “viral” do que outros: listas no estilo “Top 10”, perguntas instigantes, comparações, entre outros. A melhor maneira para se descobrir quais tipos de títulos são os ideais é ir testando com seu público-alvo e ir medindo os resultados.

E aí, o que achou dessas dicas? Certamente há muitas outras por aí que nos esquecemos de colocar nesse artigo, então, se você souber de alguma, que tal compartilhar com a gente nos comentários? Boa escrita!



Por: Vitor Peçanha /  fonte : rockcontent

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